22/08/2023


Geral

“A hora de trabalharmos pelo curso de medicina é agora”, diz Cesar Filho

imagem-38451

O deputado estadual Cesar Filho (PPS) disse que o momento de unir esforços e trabalhar em prol da implantação do curso de medicina na Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) em Guarapuava é agora. De acordo com o parlamentar, a criação de um hospital-escola regional não pode estar separada da discussão e do projeto do curso.

 

O pronunciamento de Cesar Filho aconteceu no final da tarde dessa quinta-feira (24) na Unicentro perante pró-reitores e diretores de departamento da Instituição. Também estavam presentes o vice-reitor Osmar Ambrósio, o ex-reitor Vitor Hugo Zanette, o chefe da 5ª. Regional de Saúde, Vinicius Traiano, o chefe regional da Secretaria da Família, Celso Góes, entre outras autoridades. Cesar Filho justificou pessoalmente a sua ausência no fórum que debateu o projeto por estar participando de trabalhos na Assembleia Legislativa do Paraná.

 

A defesa de Cesar Filho está respaldada na vontade política da Presidenta Dilma que deseja aumentar em 4,5 mil o número de médicos formados por ano no Brasil. Uma das metas do Governo Federal é interiorizar os cursos de medicina e conceder incentivos a quem fizer residência em áreas médicas nas quais houver carência dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Devemos aproveitar essa conscientização do Governo Dilma”, disse criticando em seguida a proposta da Presidenta em simplificar a validação de diplomas de médicos formados no exterior. “Essa irresponsabilidade, essa medida radical de validar diplomas dos cursos de medicina da Bolívia, Cuba, é para reduzir o déficit de médicos que existe no país, principalmente, nos municípios do interior”, observa o deputado.

 

O deputado lembrou que nas duas gestões do ex-reitor Vitor Hugo Zanette a Universidade passou por etapas de reestruturação e o momento agora é de se pensar na criação de novos cursos, como também Direito e engenharias. “A criação desses curso, incluindo medicina, já foram incluídos no PPA do Governo Estadual. Já temos essa autorização e a idéia é efetivá-los até o final do mandato do governador Beto Richa. Eu fui o relator dessa comissão. Portanto, já estamos trabalhando nisso há tempo”, afirmou.

 

Para o deputado, a ausência de um hospital-escola com perfil regional dificulta a criação do curso de medicina. Por isso, o projeto que será elaborado pela comissão executiva e pelas sub-comissões definidas durante o Fórum Pró-Hospital Regional em Guarapuava deve contemplar as duas propostas.

“Guarapuava terá um grande ganho com o Hospital. Além de melhorar a qualidade no atendimento à população, de aumentar o número de leitos, de ampliar o atendimento em especialidades de alta complexidade, agrega valores para o desenvolvimento da região”, avaliou.

“Quero estimular e apoiar esse trabalho eu está sendo feito pela comissão e dizer que um dos segredos do sucesso é a união de todas as foras políticas e da sociedade civil organizada”. O deputado, porém, chamou a atenção para que seja priorizado o modelo de hospital que se quer, lembrando que um dos gargalos na área de atendimento hospitalar em Guarapuava está na traumatologia. Defendeu também que a nova unidade hospitalar seja um projeto-piloto que sirva como modelo de hospital público para o Paraná.

 

Matérias relacionadas:

Comissão dá a largada para a criação do Hospital Regional em Guarapuava

Unicentro retoma discussões para implantação do curso de Medicina

Luta pelo curso de Medicina na Unicentro dará mais um passo nos próximos dias

Unicentro reúne entidades hoje para discutir criação do Hospital Regional

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo